Institucional

HIstória

A nossa caminhada começa no ano 1986, a partir da luta de professores universitários engajados na construção de uma sociedade com mais oportunidades e educação de qualidade. Na época, se estabeleceu uma rede que tinha como base o princípio da parceria: uma Roda Viva que pensava como encaminhar soluções para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Institucionalizada em 1989, a organização civil sediada no Morro do Borel (Grande Tijuca) é hoje reconhecida pela sua historia e o seu impacto nas comunidades aonde atua. Vencedora de duas edições consecutivas do Prêmio Itaú-Unicef, ao longo desses anos, tem beneficiado diretamente milhares de pessoas por meio das atividades desenvolvidas nas áreas de educação, cultura, trabalho, esporte, formação de lideranças e cidadania.

De 2014 a 2019, as ações voltadas para profissionais de BELEZA formaram 468 jovens. Desses, 320 foram encaminhados para salões parceiros e 50 abriram seus próprios negócios. Nas formações de MODA, 250 foram capacitados pelo curso. O curso de PADARIA, por sua vez, formou 150 alunos e desses 65% estão empregados no setor.

Nossa Casa

Com quase 32 anos de presença ativa no Complexo do Borel, o Centro Cultural da Associação Projeto Roda Viva é hoje uma referência na comunidade. O prédio de cerca de 300m² e localizado na Chácara do Céu, ponto mais alto do morro do Borel, possui: sala de informática, salão multiuso, três salas de aula, brinquedoteca, refeitório, cozinha experimental, padaria escola e um pátio interno. O Centro Cultural Roda Viva abriga um programa de atividades educacionais, culturais, de esporte e assistência social para crianças e adolescentes, e oferece cursos profissionalizantes para jovens e adultos.

Quem somos